Para que todo negócio dê certo, deve haver relacionamento na empresa, seja com consumidores, fornecedores ou parceiros, mas com tantos contatos e informações, fica difícil administrar tudo. É aí que entram os softwares de Customer Relationship Management (CRM).

Mas você sabe como escolher o CRM mais adequado para o seu negócio? Neste artigo daremos as dicas básicas para que você faça a melhor aquisição para administrar as informações sobre os seus contatos. Confira a seguir:

Primeiros passos para escolher um CRM

Alguns passos iniciais devem ser analisados com atenção na hora de escolher o software. É importante que você analise o objetivo de adquirir um CRM na sua empresa. Saber exatamente qual o problema que pretende resolver com isso é fundamental.

Para isso, faça um mapeamento completo dos processos de trabalho do seu negócio. O CRM deverá contribuir para a otimização desses processos.

Recursos indispensáveis

Cada empresa vai necessitar de uma funcionalidade diferente. Ao escolher o CRM você tem que ter em mente que ele vai oferecer inúmeras funções  e cabe a você selecionar quais serão mais úteis para os processos do se negócio. As funções se enquadram em categorias como: vendas, marketing, atendimento ao cliente, comércio digital e serviços de campo. Não se esqueça de verificar a possibilidade de customizar as funcionalidades.

Verifique o suporte do sistema

Todo software um dia apresentará alguma falha ou problema que precisará ser resolvido. Por isso, não se esqueça de verificar como funciona o suporte e quais opções de atendimento o software oferece.

CRM inteligente

Procure por um CRM que tenha funções analíticas e que seja inteligente. Isso irá poupá-lo de grande parte do trabalho. Com essas funções você terá orientação para entrar em contato com seus leads e terá relatórios de atividades que poderão melhorar muito o seu atendimento ao cliente.

Verifique a simplicidade

De nada adianta ter um software para te ajudar nos processos se você não souber trabalhar nele ou se ele for muito complexo de entender. Aposte em um modelo que tenha a interface simples e intuitiva e que se adéque à sua realidade. Será muito mais fácil para treinar sua equipe, criar um funil de vendas e ir utilizando o CRM na escala até atingir o desempenho máximo.

Teste sempre

Praticamente todos os softwares que estão no mercado oferecem um período de teste para que você entenda como funciona na prática e se ele pode melhorar a rotina dos colaboradores a da empresa. Ao testar o sistema, você consegue saber se ele cumpre com o que você espera e precisa.

Verifique a mobilidade

Nem sempre uma equipe de vendas estará dentro do escritório para acessar o software de um computador. Por isso, é necessário que você verifique se a ferramenta oferece um aplicativo para ser instalado em dispositivos móveis e que facilitem o acesso da equipe de qualquer lugar. Não se esqueça de checar se tem boa interface e usabilidade.

Agora que você já leu nosso artigo, já está preparado para escolher o melhor CRM para sua empresa. Não se esqueça de analisar item por item e terá sucesso com a utilização da ferramenta.